Ars Longa Information Brevis



Projeto Pizindin – Choro no Palco – “Para Pixinguinha, uma rosa com carinho”

Nessa segunda-feira, dia 14 de março, estréia a abertura da temporada 2011 do “Projeto Pinzindin – Choro no Palco”, com uma apresentação com repertório exclusivo de Pixinguinha, gênio inconteste da música brasileira na interpretação da Associação Músico Cultural Canta Brasil, através de sua formação “Canta Brasil – Choro & Companhia”.

O crítico e historiador Ari Vasconcelos sintetizou de forma admirável a importância desse fantástico instrumentista, compositor, orquestrador e maestro: “Se você tem 15 volumes para falar de toda a música popular brasileira, fique certo de que é pouco. Mas se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido; escreva depressa: Pixinguinha.” Uma rápida passagem pela sua vida e sua obra seria suficiente para verificar que ele é responsável por façanhas surpreendentes, como a de estrear no disco aos 13 anos de idade revolucionando a interpretação do choro. É que naquela época (1911) a gravação de disco ainda estava em sua primeira fase no Brasil e os instrumentistas, mesmo alguns ases do choro, pareciam intimidados com a novidade e tocavam como se tivessem pisando em ovos, com medo de errar. Pixinguinha começou com segurança total e improvisou na flauta com a mesma tranqüilidade com que tocava nas rodas de choro ao lado do pai e dos irmãos, também músicos, e dos muitos instrumentistas que formavam a elite musical do início do século XX.

Além dos músicos do trio – Maestro Prieto (Piano) – Jairo Barbosa (Baixo Freteless) – Carlos Boëchat (Bateria e Percussão), estarão presentes o jovem instrumentista Breno Mendonça (Saxofones), José Carlos Choairy (Cavaquinho) e a magnífica intérprete Lucinha Bosco.

“Projeto Pizindin – Choro no Palco” apresenta “Para Pixinguinha, uma rosa com carinho” com Canta Brasil Choro & Cia
Data: 14 de março de 2011
Horário: 20hs
Entrada: R$12,00 (inteira) R$6,00 (meia-entrada)
Ingressos vendidos no dia do show a partir das 19hs
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Info: 3409-8300 www.myspace.com/lilianmacedo


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: